domingo, outubro 18, 2009

DDD 2009

Quando se fala em deserto, uma das coisas que vem logo a mente é vazio, ausência. E, se falando de alguém em um deserto, aí é que pensamos em solidão. Só que neste final de semana, de 2 a 4 de outubro, os crismandos do Santa Cecília tiveram a oportunidade de participar de um deserto no qual havia mais encontro do que propriamente isolamento. Foi o DDD 2009, ou, Dias de Deserto.

Proposto pelo Serviço de Orientação Religiosa da escola (SOR) dentro da formação da Crisma, o DDD é um retiro religioso em um sítio, no Eusébio, e que este ano contou com a participação de cerca de cem alunos.

Dentro da intensa programação destes quase três dias, palestras, adorações, dinâmicas e orações marcaram os participantes, que, apesar de todo o cansaço, puderam conhecer melhor a religião pela qual estão confirmando sua opção. Além disso, os crismandos tiveram a oportunidade de experimentar “momentos de deserto”, nos quais ficavam sozinhos a fim de dialogar mais diretamente com Deus e de promover o autoconhecimento.

Todos os momentos de reflexão foram depois compartilhados em pequenos grupos, que, diferentemente dos outros projetos do SOR, não tinham orientação de nenhum monitor mais velho, mas sim a organização e as discussões promovidas pelos próprios alunos.

Momentos emocionantes, engraçados e de companheirismo fizeram deste retiro um momento especial. Mas, acima de tudo, um momento de lembrar que ser cristão não é só falar, mas agir por um mundo mais justo.


Raíssa

Nenhum comentário: