quarta-feira, junho 09, 2010

Mais uma "Noite das Profissões"

Saem as Exatas, entram as Humanidades. Assim foi a segunda “Noite das Profissões”, iniciativa do NAP (Núcleo de Apoio Psicológico) voltada para os pré-vetibulandos da escola. Na primeira noite, 26 de maio, os alunos já tinham assistido a um ciclo de apresentações com profissionais dos cursos de Engenharia. Nessa última quarta-feira, porém, os engenheiros deram lugar a outros profissionais.

Iniciando a noite, os alunos conferiram as palestras sobre os cursos de Psicologia e Estilismo e Moda. A primeira contou com a participação da Professora Doutora da UFC Verônica Morais Ximenes, que apresentou como funciona o curso de Psicologia da Universidade Federal dentro do novo currículo estabelecido desde 2006. Ao mesmo tempo, os alunos interessados em Estilismo e Moda conferiam em outra sala as informações da professora da Faculdade Católica do Ceará, Germana Fontenele.

Em um segundo momento, foi a vez do professor e publicitário Carlos Bittencourt mostrar o que é o curso de Publicidade e Propaganda. Exibindo algumas interessantes peças publicitárias, Bittencourt fez questão de ressaltar que essa não é uma carreira fácil, como várias pessoas pensam, exigindo muito do profissional.

Encerrando mais uma noite do projeto, uma sala lotada de pré-vestibulandos recebeu a Professora Doutora da UFC Theresa Rachel Couto Correia para conhecer o curso de Relações Internacionais. Na verdade, a professora mostrou, através de sua própria experiência, como é possível seguir carreira nessa área sem se graduar propriamente nesse curso.

Os encontros entre profissionais e alunos do 3º ano do EM, promovidos dentro da “Noite das Profissões”, é uma proposta do NAP para atuar como facilitador do processo de escolha profissional. Apesar de as palestras enfocarem cursos diferentes, é unânime entre as falas dos professores convidados que a opção por uma carreira vai além de aspectos convencionais, como remuneração e mercado de trabalho, mas perpassa também pela inclinação, o amor e o comprometimento social do profissional ao exercer seu ofício.


Raíssa

Um comentário:

Marília disse...

moro em maceió - AL, e por aqui as humanas e linguagens também estão ganhando foco, vi hoje um panfleto sobre isso na escola e lembrei aqui :)
parabéns pelo blog!