terça-feira, dezembro 08, 2009

Conferência Climática: COP 15

Começou ontem em Copenhague a convenção mais importante de todos os tempos para tratar das alterações climáticas. Realizada pela ONU, a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas está reunindo representantes de 193 países para a elaboração de novas metas que visem a diminuição das emissões dos gases causadores do aquecimento global.

Cerca de 34 mil pessoas já se inscreveram para participar da conferência que ocorrerá até o dia 18 deste mês. Estão presentes também na capital dinamarquesa diversos participantes de ONG's e de movimentos civis manifestando apoio a elaboração de um documento que garanta o cumprimento das metas que devem ser estabelecidas nestas duas semanas de debates.


A COP 15 tenta firmar um novo acordo climático, já que o Protocolo de Kyoto expira em 2012. Apesar da presença de vários líderes mundiais no evento, teme-se que o encontro resulte apenas em "um documento de princípios políticos" e não em um acordo oficial. Segundo os cientistas, é necessário uma redução de pelo menos 40% dos níveis atuais de emissão dos gases potencializadores do efeito estufa até 2020, o que só será viável com a substituição das matrizes energéticas "sujas" por fontes de energia limpas e renováveis.


É neste contexto que vem à tona o antigo debate sobre o papel dos países desenvolvidos e dos países "em desenvolvimento" para amenizar os impactos das mudanças climáticas. Se os primeiros vão realmente se empenhar em reduzir drasticamente suas emissões ou se os segundos vão receber quantias de um fundo internacional para manter suas reservas naturais são cenas para os próximos capítulos...


Vale a pena acessar:

Campanha Global de Ações pelo Clima - TicTacTicTac

Portal da ONU

Greenpeace

WWF - Brasil

Raíssa

Nenhum comentário: