quarta-feira, setembro 02, 2009

Palestra na SICE

Acabo de sair da palestra “América Latina e Brasil na conjuntura internacional”, ministrada pelo professor colombiano da UFC Gerson Galo Meneses e admito ainda estar contagiada pelas discussões em portunhol que pelo auditório do Colégio Santa Cecília se propagaram. A palestra, promovida pelo Núcleo de Apoio Psicológico (NAP), fazia parte da programação cultural da XXI SICE, que está ocorrendo nesta semana na escola, e contou com a participação de educadores e alunos do ensino médio.
No início da apresentação, o professor Gerson comentou sobre a visão de que o Brasil não faz parte da América Latina e traçou paralelos entre fatos históricos, como o “descobrimento” do Brasil e o “descobrimento” da América.
Ao longo da manhã, quem esteve presente no auditório foi atiçado a pensar sobre os governos ditatoriais na América do Sul, sobre as revoluções socialistas, a Guerra Fria e vários outros cenários sociopolíticos que levavam à reflexão sobre a área de influência da nação estadunidense pela América Latina.
Ao final da exposição, os alunos tiveram oportunidade de dirigir questionamentos ao professor. As FARC, a pluralidade cultural e até o pré-sal protagonizaram as dúvidas e deixaram o colombiano concluir sua fala de forma satisfatória pelo nível do debate ocorrido.


Raíssa

4 comentários:

Camila disse...

AAAAAAAAAAAH! QUERIA TER IDO!

Elba Soarse disse...

Vou quebrar o protogolo para parabenizar o dialogo feito sobre o conceito de contra cultura apresentado na SICE. Me envaideceu ver o conceito crescer nas mãos..risosss, na cabeça de jovens. Foi fantástico! Sobre a palestra, o professor falava a linguagem do compromisso, fui uma ouvinte atenta as palavras e as entrelinhas de um colombiano "mui" apaixonado por seu país, um estudiosos do seu povo, "América Latina". No seu discurso a teoria ganha vida e clareza. Precisamos de referenciais, eis um bom exemplo!!!

Luana disse...

eu quero uma blusa dessas xB

Anônimo disse...

tem professor melhor na UFC :S