domingo, agosto 02, 2009

Questões modelo do ENEM'

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizou, essa semana, 40 questões modelo para os alunos conhecerem o novo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). As questões enumeram as habilidades necessárias para a sua resolução, de acordo com a Matriz de Referência de 2009, e são em número de 40. As quatro matérias são:
- Ciências da Natureza
- Ciências Humanas
- Linguagens e Códigos
- Matemática
Você pode fazer o download das questões no site do INEP ou diretamente aqui.
A pergunta é: O novo ENEM vai realmente mudar o conceito de avaliação?

2 comentários:

Camila disse...

O novo Enem é um primeiro passo pra mudar o Ensino Médio. É evidente que o modelo atual é ultrapassado e mutila o conhecimento. Sem contar as inutilidades que são estudadas, criando até uma ojeriza à matéria, e a pretensa superioridade das exatas em um ridículo desvio padrão, que o Enem eliminará.
O vestibulando também terá que aprender as coisas de uma forma diferente, mais voltada pro seu dia-a-dia, o que faz muito mais sentido.
No mundo do 3º ano (dando uma de alienígena), se duvidar, justamente por essa mudança toda, faz-se um terrorismo absurdo. O pessoal tá acostumado a fazer a mesma coisa há 15, 20 anos e começa a não querer se renovar. Depois ninguém sabe onde é que o educador e a educação, em consequência, perdem o rumo.

Anônimo disse...

blablabla