terça-feira, agosto 28, 2007

Exposições Culturais


Quarta-feira passada, dia 22, vários alunos passaram o dia no colégio organizando salas, pregando cartazes, levando cadeiras e mesas para cima e para baixo. Tudo para que no dia seguinte pudessem apresentar suas exposições para os professores e para os outros alunos. Os temas eram os mais variados e muitos estavam relacionados ao tema da SICE, “Paz em Cena”. Alguns grupos que participaram das viagens pedagógicas do colégio resolveram fazer sobre o seus respectivos destinos, como por exemplo os trabalhos sobre Fernando de Noronha e Cariri. A expectativa geral estava muito boa, apesar das salas ainda estarem uma bagunça, isso não desanimou as equipes, que em sua maioria já eram veteranas nas exposições. E para que todo esse trabalho? Bem, além da nota das exposições ajudarem na nota da 4ª etapa, as equipes também concorrem entre si por medalhas. Mesmo assim, muitos alunos disseram que participam das exposições culturais simplesmente pelo prazer.


Trabalho sobre o Espaço


Então, na quinta-feira, chegou o dia de conferir o resultado de toda a preparação do dia anterior. Algumas equipes arranjaram meios bem diferentes para atrair a atenção do público. O trabalho “O Mundo dos Doces” do 2º ano tinha até barraquinha de algodão doce na porta, garantindo filas para entrar na sala.No “Drogas e Rock’n’Roll” do 1º ano havia uma banda no meio da sala que tocava ao final de cada apresentação. Também havia, é claro, os tradicionais cartazes espalhados pelo colégio e as setas no chão indicando o caminho das salas.

"Mundo dos Doces", literalmente

Infelizmente o tempo era curto e o Diga Lá não pôde ver todas as exposições, mas as que vimos estavam muito boas. Uma delas foi o “Música” da 9ª série, no auditório. O conteúdo estava excelente e a decoração, com direito a desenho do Kiss e versos de músicas famosas na parede.

"Música", grupo falando sobre Elvis Presley



Mural com versos e desenho do Kiss

O trabalho “Cinema – Novos Olhares” do 1º ano chamou a atenção porque realmente mudava nosso olhar em relação ao cinema, mostrando interpretações diferentes das quais estamos acostumados. Deu vontade de sair correndo pra uma locadora.

No da Padaria Espiritual do 2º ano, metade da sala estava montada como se fosse o Java Café e a outra metade como se fosse a casa de Rodolfo Teófilo. Isso deu um clima diferente ao trabalho, pois era como se você estivesse entrando na história, ao invés de só assistindo. Para fazer esse trabalho não foi fácil. De acordo com o grupo, as informações encontradas na Internet eram muito vagas, então eles tiveram que ir atrás de outras fontes de pesquisa. “Nós fomos no Museu Cearense, que fica no centro, no Museu Som e Imagem e fomos na Biblioteca Pública, que tem um arquivo enorme”, conta Tatiana.


Balcão da Padaria Espiritual


O Diga Lá entrevistou vários alunos que estavam no colégio nesses dois dias, confira abaixo algumas das entrevistas:

Pan-Americano, 8ª série

Luana: De onde é que surgiu a idéia pra fazer esse trabalho?

Bárbara: Bom, como esse ano o Brasil ia sediar o Pan-Americano, a gente resolveu fazer porque as pessoas se interessam por esporte, e aproveitar a SICE, que também tinha vários esportes.

Camila: Como é dividir a sala com outro grupo?

Bárbara: Ah, normal... A gente dividiu a sala, cada uma é responsável pelo seu lixo, pelo barulho e pelo seu trabalho.

Evoluções da Arquitetura, 2º ANO

Mg: Falem um pouco da idéia, de onde ela surgiu?

Lorena: Estamos no segundo ano, então tem mais aquela coisa de “o que você quer fazer da sua vida”... e tudo. A gente queria mostrar pro pessoal do colégio as oportunidades que a arquitetura pode lhe proporcionar.

Mg: E a expectativa?

Lorena: Nosso trabalho é sobre matemática e física, então a gente queria mostrar como é que o que você aprende aqui pode ser útil lá fora. Queremos mostrar a relação do profissionalismo do futuro com o que você aprende no colégio.

Cinema, Novos Olhares, 1º ano

Mg: De onde surgiu a idéia do trabalho?

Victor: Na verdade, eu sou muito fã da sétima arte, então eu tentei chamar todo mundo pra esse tema, atrás do maior número de pessoas pra ver se a gente conseguia fazer as outras pessoas que iam assistir ao trabalho, verem o cinema da maneira como ele deve ser visto.

Distúrbios Alimentares, 9ª série

Mg: De onde surgiu a idéia dos distúrbios alimentares?

Lígia: A gente achou legal e hoje em dia tem bastante jovens que sofrem de anorexia, bulimia; e também a obesidade que várias crianças têm por terem uma vida sedentária.

Mg: E a expectativa de vocês, como está?

Lígia: Queremos fazer um bom trabalho e também para ajudar nas notas, né? Queremos também passar para (principalmente) os jovens de nossa idade para terem mais cuidado.

*Postado por Loo :)

2 comentários:

Anônimo disse...

Com licença que agora eu vou respirar XD

Unknown disse...

FICOU SHOOOOOOOOW!
ei serio, ta mt massa
essas figuras postadas ficou mt criativo xD
parabens lupaa ^^
e as entrevistas (lu, mg e cami) ficaram mt boas também =D

beijooo meninas;@