sexta-feira, outubro 08, 2010

VI Olimpíadas Santa Cecília de Ciências da Natureza, Matemática e Redação




O Santa Cecília premiou, nesta quinta-feira (7 de outubro), os primeiros colocados nas Olimpíadas Internas. Em sua sexta edição, os três primeiros classificados de cada série que participaram das olimpíadas nas áreas de ciências da natureza, matemática e redação receberam medalhas e certificados.

A solenidade de premiação, cercada de alegria e felicidade, aconteceu nesta quinta, no ginásio de esportes do Colégio. O projeto de olimpíadas do Santa Cecília envolve alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, pretendendo formar, agir e modificar a consciência e as atitudes dos alunos do colégio, para que o conhecimento, mais que estudado, seja vivido.

Com o tema central “Para que serve o conhecimento?”, a noite empolgou alunos, pais e familiares, com homenagens aos grandes brasileiros e cearenses que ajudaram a modificar as Ciências da Natureza, a Física, a Matemática, a Química, e a Literatura.

Homenageando Oswaldo Cruz, a professora Sâmia Lima falou sobre a sua carreira e sobre as grandes contribuições desse médico e sanitarista ao Brasil e ao mundo. O professor Aluísio Jr., ao falar sobre Marcelo Gleiser, demonstrou como a Física pode ser interessante e popular, e como ‘nos ajuda a entender o sentido do mundo’.

Ao falar sobre Elon Lages, matemático nordestino condecorado em todo o mundo, o professor Paulo Wagner explicou como o trabalho de um só homem pode modificar toda a compreensão de um tema e ajudar a formar os novos professores. Falando sobre a vida e o trabalho de José Osvaldo Carioca, o professor Aluísio Jr. fez entender como a ‘Química verde’ e a sustentabilidade devem ser o mote do desenvolvimento regional e mundial.

Ao homenagear Rachel de Queiroz, a professora Sâmia Araújo explicou suas visões sobre a escrita, a Literatura, e sobre a importância de escrever nesse mundo digital. Ao falar sobre a vida de Rachel de Queiroz, a professora explicou sua relação estreita com o Ceará, e com sua pequena fazenda, ‘Não Me Deixes’, em Quixadá.

Erick

Nenhum comentário: