quarta-feira, junho 03, 2009

III Encontro de Filosofia da Juventude

Cogito ergo sum, em latim. Penso, logo existo, em português. Assim, sei que pelo menos nos próximos dois dias terei a certeza de minha existência. Isso porque foi dado o início do III Encontro de Filosofia da Juventude hoje, quarta-feira, no Colégio Sapiens.
O momento inicial da noite foi feito com a entrega de crachás, do material de apoio e das camisas do evento aos participantes. A primeira apresentação cultural ficou por conta do grupo de teatro do Colégio Sapiens, que de forma descontraída apresentou questionamentos sobre a existência humana em sua peça “O sentido da vida: do amor à morte”. Logo em seguida, subiram ao palco do anfiteatro alunos do curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará, que fizeram duas performances poéticas baseadas nos textos de Fernando Pessoa e Homero.
Após essas apresentações, a professora da UFC Maria Aparecida de Paiva Montenegro iniciou sua palestra sobre a temática do Encontro. Fazendo referências diretas à mitologia grega, a professora explicou que o paradoxo Amor versus Morte é algo antigo, que está presente no pensamento dos homens desde as culturas clássicas. Aparecida transitou por vários períodos históricos para mostrar aos participantes do evento de que forma Eros e Tânatos, respectivamente as representações do amor e da morte na mitologia grega, estiveram presentes no pensar humano.
Mesmo com todos os barulhos que povoavam o ambiente, a filósofa concluiu sua fala com perfeição, afirmando que “vivemos numa cultura que valoriza o belo corpo, o que não está ligado necessariamente a uma bela alma. Por isso, devemos transcender o que é corpo para chegar ao belo em si”. E finalizou dizendo que “a Filosofia é o caminho para imortalizar a alma”.
O III Encontro de Filosofia da Juventude reúne esse ano cerca de 230 alunos das escolas Sapiens, Santa Cecília, Espaço Vida, Vila e Nossa Senhora das Graças entorno da temática: “Eros e a Finitude: do amor à morte”. Além desses, participam pais de alunos, estudantes universitários e professores interessados nos debates filosóficos propostos pelos adolescentes. O evento ocorrerá ainda nos dias 4 e 5 de junho e resultará em muitas conclusões interessantes, como a retirada hoje da peça apresentada: “O contrário de morte não é vida, é amor”.

Informações do evento: Colégio Sapiens - 3226.4145

Acompanhe a cobertura completa do III Encontro de Filosofia da Juventude aqui no Diga Lá!

Raíssa

Um comentário:

Rafs Schramm disse...

ei rá coloca ai o site que passa o fórum (: