Nos dias 04, 05 e 06 de setembro, ocorreu no Canarinho Sapiens o Segundo Encontro de Filosofia da Juventude, que tinha como tema “Utopia: Dias melhores virão?”. Durante os 3 dias, jovens do Colégio Santa Cecília, Canarinho Sapiens, Nossa Senhora das Graças, Imaculada Conceição e Espaço Vida debateram e apresentaram trabalhos acerca do tema.
Na quinta-feira, após uma apresentação da dança da SICE(Semana de Integração Cultura Esporte) do Colégio Santa Cecília da 6ª série, um vídeo foi apresentado, referindo-se ao modelo de educação Nazista. Após a apresentação do mesmo, um debate com os professores das escolas participantes, juntamente com o Professor de história da UECE, Gleudson Passos, foi iniciado. Em sua fala, Gleudson ressaltou o auditório lotado, coisa que disse ser difícil de encontrar até mesmo em seminários para adultos. Falou que o nazismo era uma utopia para a morte, além de explanar a sua base filosófica. Quando aberto aos alunos, a crítica ao capitalismo e aos super-alunos foi a tônica do debate, passando pela imperfeição humana, a coletividade, dentre outras idéias desenvolvidas diante a intensa participação dos alunos. Houve ainda uma apresentação de AMV.
No segundo dia, sexta-feira, a noite foi aberta com uma apresentação folclórica do grupo Mira Ira, continuada pela apresentação de trabalhos. Nessa noite, os trabalhos foram desde o Romantismo à Saúde, passando por Paulo Freire, profeta Gentileza, Che Guevara, Contracultura, Pequeno Príncipe, dentre outros temas. Simultânea à apresentação dos trabalhos, houve uma mostra de Poesia e outra de Anime. Após isso, ainda houve uma apresentação da banda “Primeiro as Damas”.

No sábado, o dia já começou com apresentações, com um pouco de atraso, pois as mesmas estavam marcadas para 8:15, mas foram iniciadas apenas por volta de 8:40. Uma das primeiras foi um belo trabalho sobre Schopenhauer, simultâneo a um que abordava movimentos sociais, Aristóteles e mídia. Mais tarde, veio o Cristianismo, uma análise do Raulseixismo relacionado ao Epicurismo, dentre outros. Para encerrar, ainda houve uma abordagem da utopia Hippie, Budista, do Rock, o Mito da Caverna, de Platão e a Filosofia Cristã. Depois dos trabalhos, uma apresentação musical foi iniciada e houve uma interpretação de um texto por uma aluna do Colégio Nossa Senhora das Graças. O seminário foi encerrado com uma Ágora, que lançava o tema: Dias melhores virão? A discussão foi iniciada e os jovens expuseram a sua indignação, conclamando as pessoas para ir à rua reinvindicar os seus direitos. Foi feita ainda uma crítica ao individualismo da nossa sociedade e à falta de liberdade de expressão, que muitas vezes pensamos ter e não é bem assim.
Após o término do evento, o Diga lá conversou com alguns participantes.
Diga Lá – Como você avalia o II Encontro de Filosofia da Juventude?
Carlos Élson(Colégio Nossa Senhora das Graças – 2º ano) - Foi muito bom, porque foram colocados em cena assuntos que precisam ser debatidos, sabe? A política, religião, que a gente nunca pode esquecer, porque faz parte da nossa vida, do nosso país, eu só fiquei um pouco com pena porque veio pouca gente, e para a grandiosidade do tema, devia abrir isso para população sabe, para o povão mesmo. Mas foi muito bom, eu gostei muito da apresentação de todos sabe, da participação de vocês que vieram prestigiar o meu trabalho também e muito obrigado por tudo.
Luan Frota(Colégio Santa Cecília – 1º ano) - Eu achei conspiracionista demais. O pessoal falando que o capitalismo ia acabar com a sociedade e que a mídia enrola todo mundo e que é "exatamente o que eles querem que você pense"... É bastante contraditório um monte de capitalistas vindo de instituições do sistema reclamando do mesmo. Entretanto, não se pode generalizar.
Raíssa Benevides(Colégio Canarinho Sapiens – 9ª série) - O encontro de filosofia foi maravilhoso, tanto na repercussão fora do colégio quanto nas atitudes, nos questionamentos que surgiram dentro do próprio debate. Como conseqüências disso realmente dias melhores chegarão porque nós queremos que dias melhores cheguem. Então a avaliação do encontro foi ótima, perceber que nós jovens tão massacrados por uma ideologia capitalista estamos caminhando para dias melhores.
Diego André(Colégio Santa Cecília – 1º ano) - Eu vi muito pouco, não posso falar da organização ou coisa do tipo. O máximo que eu posso reclamar é dos horários, mas o conteúdo em si estava impecável. Havia trabalhos sobre tudo, a maioria muito boa. Mas o ruim é que ainda falta amadurecer nos debates. Muitas pessoas, inclusive eu, ficaram acanhadas. Acho que é preciso, não sei bem como, incitar os participantes a falar. Os grupos podem incentivar, perguntando, comentando, brincando... Mas foi muito bom, gostei muito.
José Ferreira(Professor de Filosofia do Colégio Santa Cecília e Nossa Senhora das Graças) – Poderia ter sido melhor se o espaço comportasse mais pessoas, se os educadores tivessem disponibilidade para ir a todas as reuniões preparatórias e se envolvessem. Poderia ainda não ser em período de provas. Porém, foi um momento propício para que nos encantássemos com o filosofar infanto-juvenil, pois o adulto, renego.
Diga Lá – Além de avaliar o encontro desse ano, você poderia nos falar da idéia, como surgiu, como foi a organização?
Emília Luna(Coordenadora do Canarinho Sapiens) - Esse já é o segundo encontro. O Marcelo, que é professor de filosofia da gente, chegou uma vez dizendo que tinha um grande sonho de reunir jovens para discutir temas da filosofia. E a gente começou a conversar, a

amadurecer a idéia, e teve o primeiro encontro há dois anos atrás que era: “Em que consiste a felicidade?” e aí foi muito legal, a gente foi mexendo algumas coisas, avaliando e montou esse ano o tema Utopia, que a gente viu que era algo interessante pra gente discutir. A gente sempre fala assim “essa juventude é diferente, é uma juventude que mobiliza pouco” e resolvemos nos perguntar se era assim mesmo ou era porque não estávamos dando espaço para que fosse discutido, falado sobre isso. E surgiu o tema do encontro. Quem organiza o encontro com a gente é um grupo de uma comissão que a gente faz dentro da escola com alunos, e eles vêm pensar o evento com a gente desde assim as sub-temáticas, os patrocinadores, a distribuição do tempo, a programação cultural... Eles fazem tudo junto com a gente.
Camila e Loo :D
Um comentário:
ainnnnnn divia ter tido isso na minha epoca!!!! Deve de ter sido muito bom! A Filosofia sempre eh muito boa!
=D
Postar um comentário