terça-feira, setembro 21, 2010

Diga Lá nas Eleições 2010

A duas semanas das eleições, muitos dos jovens cidadãos ainda se mostram indecisos com relação à escolha dos seus candidatos. Não podendo ficar de fora desse processo eleitoral, o Diga Lá conversou com alguns dos candidatos ao Governo do Estado do Ceará após o debate realizado, no dia 22 de agosto, pela TV O Povo.



Aqui, você confere as principais propostas dos candidatos Marcos Cals, Lúcio Alcântara e Soraya Tupinambá direcionadas à juventude.



Segundo o candidato do PSDB, Marcos Cals, cerca de 400 mil jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola. Por isso, o deputado afirma que é necessário transformar a escola em um ambiente atrativo, aberto à comunidade, funcionando em tempo integral com atividades de lazer, esporte e cultura. Além disso, propõe o investimento de 10 milhões de reais em premiações a alunos com bom rendimento no Ensino Médio. Outra questão citada pelo candidato foi a recuperação de centros de tratamento para os dependentes do crack, que ficarão sob administração de entidades religiosas.



O ex-governador Lúcio Alcântara, do PR, também propõe recompensar os alunos com bom desempenho no Ensino Médio. Para isso, apresenta o seu “Vale-Sonho”, um projeto que oferecerá mil reais anualmente ao bom estudante. Outra proposta é o financiamento do estudo superior em universidades particulares para os alunos da rede pública, que, depois de formados, devolverão o investimento com a prestação de serviços ao Governo. O candidato propõe, também, a criação da Secretaria de Combate às Drogas, atuando na recuperação dos dependentes químicos.



Soraya Tupinambá, candidata do PSOL, acredita que existem várias juventudes a serem consideradas em um plano de governo. Defende a criação de cotas sociais nas universidades para os estudantes da escola pública e o acesso livre à internet. Além disso, propõe que o governo deve contribuir com organizações livres que atuam como facilitadoras para a juventude expressar-se. Sobre a questão do crack, Soraya afirma que não há nenhuma instituição pública para olhar pelo usuário e pretende mudar essa realidade.



O Diga Lá também conversou rapidamente com o candidato a senador José Pimentel e com o candidato a deputado federal Renato Roseno. O concorrente ao Senado pelo PT destacou a importância da participação do jovem no processo político através da internet e do estímulo aos jovens gestores. Pimentel propõe o fortalecimento das escolas profissionalizantes e a capacitação da juventude para aproveitar as oportunidades geradas pela Copa de 2014.



Já Renato Roseno enfatizou a desigualdade existente no processo político, afirmando que a política é o reflexo da sociedade. Para ele, a tarefa das candidaturas de esquerda é denunciar essa desigualdade e recuperar a igualdade na política. Roseno destacou, ainda, que o papel do Estado é assegurar os recursos materiais e também a formação existencial de seus cidadãos, garantindo o acesso ao conhecimento. Concluiu dizendo ser necessário despertar nos jovens o sentimento de responsabilidade coletiva pelo mundo como forma de fomentar a luta contra as injustiças.


Raíssa

Nenhum comentário: