quarta-feira, junho 02, 2010

Colégio Santa Cecília recebe a "Noite das Profissões"

Na última quarta-feira, 26, os alunos do terceiro ano participaram da “Noite das Profissões”, um ciclo de palestras promovido pela coordenação do Colégio juntamente com profissionais experientes na área e coordenadores de cursos na UFC.

Nesta quarta-feira, iniciando com a área de tecnologia, engenharia e arquitetura, o Professor Barros Neto deu uma visão geral do CT (Centro de Tecnologia) da UFC, assim como as dependências, os programas de crescimento dos laboratórios, e os programas de parceria com empresas estatais e privadas.

Logo depois, os alunos se dividiram em dois grupos: um que assistiu ao Professor José Henrique Braga dar um panorama da Arquitetura no Estado do Ceará e no mundo, dando ênfase a eventos como a Copa do Mundo, as Olimpíadas e às feiras internacionais de divulgação tecnológica, como a EXPO. Com um vasto acervo de livros, revistas, cadernos de desenho e maquetes, além de uma estrutura diferenciada na Faculdade de Arquitetura, o curso conseguiu empolgar muitos alunos.

Na outra parte, o Professor de Engenharia de Petróleo e Recursos Renováveis, mostrou aos alunos o mercado de trabalho para o engenheiro de petróleo, assim como as áreas de atuação e as possibilidades de formação (pós graduação, mestrado e doutorado).

No encerramento da noite, os ex-alunos do Santa Cecília André Frota e Matheus Viana explicaram como ocorre o sistema de intercâmbio, também conhecido como duplo diploma, onde os alunos da UFC estudam engenharia por 2 anos na França e, quando se formam, recebem o diploma brasileiro e o francês. Também foram dadas explicações sobre o sistema de bolsas do CNPq, BRAFITEC, entre outros.

Essa noite de palestras foi decisiva para alguns alunos, pois conhecendo melhor os cursos e as áreas de conhecimento, tem-se uma escolha profissional mais definida.

Nenhum comentário: