sábado, setembro 13, 2008

Encerramento na íntegra da SICE 2008

O ginásio do colégio Santa Cecília foi mais uma vez palco para o encerramento da Semana Integração, Cultura e Esporte. Em sua XX edição, a SICE ocorreu dos dias 26 a 30 de agosto, contando com duas noites de encerramento. Os alunos puderam novamente sentir o gostinho especial de presenciar mais um encerramento sendo feito na escola. “Gosto da idéia do ginásio, remete a uma coisa mais pessoal, por ser um lugar onde os alunos, especialmente os do terceiro, já convivem e conhecem”, afirma o ex-aluno Breno Macedo.
Neste ano, cada série ficou responsável por representar, através da já tradicional apresentação de dança, uma época, partindo de 1900 e chegando aos dias de hoje, completando um século de mudanças. Antes de cada apresentação, um professor foi convidado para falar sobre o período, dando geralmente enfoque à sua disciplina. Além disso, a banda (composta por alunos, professores e ex-alunos) ficou responsável por animar o público durante os intervalos entre as apresentações, tocando músicas do mesmo período comentado.
Na primeira noite, o clima era de ansiedade e curiosidade quanto às apresentações que iriam acontecer. Antes mesmo de a cerimônia ser iniciada, o público já entrava no clima do evento pela grandiosa estrutura montada, tendo a ornamentação feita com muitos relógios gigantes e telões que exibiam imagens retrospectivas do século XX. Quem ficou até o final, pode se deliciar ao ver danças bem organizadas e incrementadas, além da tradicional participação do terceiro ano, apresentando-se por último, de forma especial e emocionante. Neste ano, a participação da derradeira turma da escola contou com uma atmosfera diferente. Ao invés das freqüentes lágrimas e despedidas, o que se pode ver no ginásio foi uma turma com bastante energia e animação. De acordo com Raif Bucar, aluno do terceiro ano, “a apresentação acabou por acontecer dessa forma, já que era esperada uma dose de melancolia. Mas a energia com que eles entraram foi tão boa e tudo acabou dando tão certo que não havia porque chorar”. A ex-aluna da escola Renata Eudócia ainda completa dizendo que “a apresentação deste terceiro ano foi bem diferente. Este grupo entrou com muita vontade, apresentando-se de forma dinâmica e agitada”.
Já a segunda noite misturou as expectativas de todos que se fizeram presentes. De um lado, um público que ainda não conhecia o que seria apresentado e contava com aquela curiosidade inicial. De outro lado, dançarinos com grande disposição, mas também cuidadosos em se apresentar novamente com perfeição ou em corrigir erros da noite anterior. Fora isso, a ansiedade em conhecer os resultados da XX SICE unia a todos os que estavam no ginásio. De acordo com os vários alunos, ex-alunos e funcionários da escola que estavam na produção do evento, aquela cerimônia seria impecável, já que estava tudo muito bem organizado. E foi. A noite de sábado contou com uma energia inexplicável e envolvente, principalmente no momento em que foi mostrado o vídeo recordando os principais acontecimentos desta XX SICE. Diego Castelo Branco, do 3º ano, sintetizou o que muitos queriam dizer: “Foram momentos inesquecíveis. O que vivemos aqui provavelmente não iremos viver de novo”.
A SICE de 2008 não só trouxe vários elementos que já se tornaram tradicionais na cerimônia de encerramento como também surpreendeu a todos pelos recordes alcançados. Ao todo foram R$ 3.035.573 arrecadados em notas fiscais e convertidos em R$ 15.177 pela Receita Federal, que foram doados a cinco instituições carentes, além dos 2.338 pacotes de leite arrecadados pela gincana, doados ao IPREDE.
Sem dúvidas essa foi mais uma SICE que entrou para a história da escola e para as muitas estórias de cada ser que teve a honra, o prazer, o cansaço, a alegria, a superação, as lágrimas, a ansiedade e a incomensurável satisfação de vivenciá-la. Como disse o professor Aluísio, “a verdadeira vitória é quando a vitória é de todos”. E isso o aluno do Santa Cecília soube perceber, e vibrar, por ele e pelo outro.
Raíssa e Loo

Nenhum comentário: