Nos dias 04, 05 e 06 de setembro, ocorreu no Canarinho Sapiens o Segundo Encontro de Filosofia da Juventude, que tinha como tema “Utopia: Dias melhores virão?”. Durante os 3 dias, jovens do Colégio Santa Cecília, Canarinho Sapiens, Nossa Senhora das Graças, Imaculada Conceição e Espaço Vida debateram e apresentaram trabalhos acerca do tema.
Na quinta-feira, após uma apresentação da dança da SICE(Semana de Integração Cultura Esporte) do Colégio Santa Cecília da 6ª série, um vídeo foi apresentado, referindo-se ao modelo de educação Nazista. Após a apresentação do mesmo, um debate com os professores das escolas participantes, juntamente com o Professor de história da UECE, Gleudson Passos, foi iniciado. Em sua fala, Gleudson ressaltou o auditório lotado, coisa que disse ser difícil de encontrar até mesmo em seminários para adultos. Falou que o nazismo era uma utopia para a morte, além de explanar a sua base filosófica. Quando aberto aos alunos, a crítica ao capitalismo e aos super-alunos foi a tônica do debate, passando pela imperfeição humana, a coletividade, dentre outras idéias desenvolvidas diante a intensa participação dos alunos. Houve ainda uma apresentação de AMV.
No segundo dia, sexta-feira, a noite foi aberta com uma apresentação folclórica do grupo Mira Ira, continuada pela apresentação de trabalhos. Nessa noite, os trabalhos foram desde o Romantismo à Saúde, passando por Paulo Freire, profeta Gentileza, Che Guevara, Contracultura, Pequeno Príncipe, dentre outros temas. Simultânea à apresentação dos trabalhos, houve uma mostra de Poesia e outra de Anime. Após isso, ainda houve uma apresentação da banda “Primeiro as Damas”.
No sábado, o dia já começou com apresentações, com um pouco de atraso, pois as mesmas estavam marcadas para 8:15, mas foram iniciadas apenas por volta de 8:40. Uma das primeiras foi um belo trabalho sobre Schopenhauer, simultâneo a um que abordava movimentos sociais, Aristóteles e mídia. Mais tarde, veio o Cristianismo, uma análise do Raulseixismo relacionado ao Epicurismo, dentre outros. Para encerrar, ainda houve uma abordagem da utopia Hippie, Budista, do Rock, o Mito da Caverna, de Platão e a Filosofia Cristã. Depois dos trabalhos, uma apresentação musical foi iniciada e houve uma interpretação de um texto por uma aluna do Colégio Nossa Senhora das Graças. O seminário foi encerrado com uma Ágora, que lançava o tema: Dias melhores virão? A discussão foi iniciada e os jovens expuseram a sua indignação, conclamando as pessoas para ir à rua reinvindicar os seus direitos. Foi feita ainda uma crítica ao individualismo da nossa sociedade e à falta de liberdade de expressão, que muitas vezes pensamos ter e não é bem assim.Após o término do evento, o Diga lá conversou com alguns participantes.
Diga Lá – Como você avalia o II Encontro de Filosofia da Juventude?
Carlos Élson(Colégio Nossa Senhora das Graças – 2º ano) - Foi muito bom, porque foram colocados em cena assuntos que precisam ser debatidos, sabe? A política, religião, que a gente nunca pode esquecer, porque faz parte da nossa vida, do nosso país, eu só fiquei um pouco com pena porque veio pouca gente, e para a grandiosidade do tema, devia abrir isso para população sabe, para o povão mesmo. Mas foi muito bom, eu gostei muito da apresentação de todos sabe, da participação de vocês que vieram prestigiar o meu trabalho também e muito obrigado por tudo.Diga Lá – Além de avaliar o encontro desse ano, você poderia nos falar da idéia, como surgiu, como foi a organização?
amadurecer a idéia, e teve o primeiro encontro há dois anos atrás que era: “Em que consiste a felicidade?” e aí foi muito legal, a gente foi mexendo algumas coisas, avaliando e montou esse ano o tema Utopia, que a gente viu que era algo interessante pra gente discutir. A gente sempre fala assim “essa juventude é diferente, é uma juventude que mobiliza pouco” e resolvemos nos perguntar se era assim mesmo ou era porque não estávamos dando espaço para que fosse discutido, falado sobre isso. E surgiu o tema do encontro. Quem organiza o encontro com a gente é um grupo de uma comissão que a gente faz dentro da escola com alunos, e eles vêm pensar o evento com a gente desde assim as sub-temáticas, os patrocinadores, a distribuição do tempo, a programação cultural... Eles fazem tudo junto com a gente.Camila e Loo :D
Um comentário:
ainnnnnn divia ter tido isso na minha epoca!!!! Deve de ter sido muito bom! A Filosofia sempre eh muito boa!
=D
Postar um comentário